A Winity, plataforma de infraestrutura wireless do Fundo IV de Infraestrutura do Patria Investimentos, e a Comba Telecom, provedora global de soluções de infraestrutura para telecomunicações, participaram da implantação de conectividade 4G e 5G no Metrô de São Paulo.
A tecnologia adotada para o projeto é o sistema de antenas ativas distribuídas de última geração da empresa Comba Telecom, chamado Comflex MAX 5G. Este sistema foi desenvolvido para a distribuição do sinal celular das operadoras de forma simultânea e contínua em todas as estações e túneis que compreendem as linhas 1, 2 e 3 do metrô de São Paulo para mais de para 2,7 milhões de passageiros que circulam diariamente pelo sistema metroviário.
A totalidade do projeto considera a construção de 6 salas concentradoras, denominadas Hotéis BTS (Central de Estações Rádio Base), das quais são distribuídos 133 quilômetros de cabo irradiante para transmissão de sinal dentro dos túneis e 500 antenas distribuídas ao longo das 35 estações subterrâneas.
A solução tecnológica FTTA (fibra até a antena), adotada, traz inúmeras vantagens comparadas aos sistemas utilizados previamente. Entre elas, podemos destacar a eficiência energética, a redução dos custos de instalação, a transmissão de dados em alta velocidade, a baixa latência, a capacidade de conectividade em massa para atender ao alto volume de usuários do metrô, além da flexibilidade para acompanhar a evolução da tecnologia móvel 5G.
De acordo com Johnny Brito, CEO da Comba Brasil, a iniciativa marca um avanço importante para a mobilidade urbana. “Com o ComFlex MAX 5G’, estamos garantindo aos passageiros do Metrô de São Paulo uma experiência de rede estável, rápida, confiável e de última geração. Este projeto é um marco para a conectividade em sistemas de transporte de massa no Brasil e reforça nosso compromisso em apoiar a transformação digital da mobilidade urbana”, destacou.
A Winity será responsável pela operação e monitoramento da infraestrutura por meio de seu Centro Operacional de Rede, assegurando qualidade de serviço e continuidade da operação. Este projeto levará ao Metrô de São Paulo um novo patamar de conectividade, com uma infraestrutura preparada para atender às demandas atuais e futuras da mobilidade digital. Além de melhorar a experiência de milhões de passageiros, o projeto abre espaço para aplicações críticas em tempo real e fortalece o ecossistema de telecomunicações da capital paulista.